Notícias

Editorias


Mais lidas

16 de Agosto de 2011 09h49

Vinhoto da cana de açúcar causa mau cheiro e poluição em Lagoa da Prata e Região

Com a produção de cana de açúcar a população sofre com a questão do mau cheiro do vinhoto, que é jogado nas plantações.O problema não é novidade em Lagoa da Prata e chega alcançar toda a região, inclusive a cidade de Iguatama.


Regionais

O problema não é novidade em Lagoa da Prata. Com a produção de cana de açúcar na cidade a população sofre com a questão do mau cheiro do vinhoto, que é jogado nas plantações, mas também na cidade. Essa semana o odor no Bairro Cidade Jardim era insuportável. Mas na maioria dos bairro o cheiro também pode ser sentido.

Os vereadores Adriano Moraes e Adriano Moreira deram entrada na Câmara um projeto de lei substitutivo que regulamenta o armazenamento e a aplicação de vinhoto ou vinhaça e águas com resíduos no município de Lagoa da Prata. O projeto foi aprovado e uma das exigências é que o projeto propõe é o distanciamento mínimo de 1.000 (mil) metros compreendidos na área do perímetro urbano. Se descumprido a empresa poderá ser multada.

Morais também pediu que fosse enviado um ofício à diretoria da empresa Louis Dreyfus para que seja envie relatório constando o grau de toxicidade da composição do "vinhoto". No documento ele explica: "o intuito é de tomar conhecimento do grau de prejudicialidade do líquido residual mais conhecido como "vinhoto" em relação ao meio ambiente e à saúde do nosso povo".

Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhoto são deixados como resíduo. Quando jogado nos rios constitui uma séria fonte de poluição.

*Sabrina Silva

Fonte:Jornal Ultima Hora em www.lagoadaprata.com.br



Lista

Cyberbalada
37-3353-2209
Rua 14 , Numero 136 - Centro - Iguatama/MG
CEP - 38910-000